Aplicativo auxilia na produção do conhecimento em qualquer disciplina

As relações entre educação e comunicação são pesquisadas há décadas e hoje os estudos de educomunicação formam uma base teórica relevante para pensar projetos nesta área. Mario Kaplún (1999), um dos precursores desses estudos, vê a educação como o um processo de múltiplos fluxos comunicativos. Nessa perspectiva, o aplicativo Locutor da Hora apresenta caráter interdisciplinar, visando a contribuir para a geração de conhecimento em diversas áreas.  É um software destinado principalmente às atividades de rádios em escolas, mas pode ser utilizado por professores de qualquer disciplina ou mesmo para estudo individualizado, dependendo da escolha que o usuário fizer.

O objetivo é a produção do conhecimento, a fim de melhorar a expressão oral e a habilidade de comunicação. O Locutor da Hora simula um estúdio de rádio, passando por todas as etapas fundamentais do processo, desde a formação do texto e o preparo para a gravação até a reprodução e edição do conteúdo.

Foi desenvolvido pelo Curso de Comunicação Social em parceria com o Curso de Ciência da Computação, contando com o trabalho de professores (Vera Raddatz, Rogerio Moura Martins, Rubia Schwanke, Edson Padoin), bolsistas de extensão e pesquisa (Mathias Berwig, Rafaela Beyenke, Ethiene Kepler, Adriane Hanke) jornalista e músico (João Pedro Van der Sand) e designer (Jonas Souza). É um trabalho de equipe interdisciplinar e exige vários tipos de conhecimento para que se efetive.