Professora Vera Raddatz explica sobre a aplicabilidade do Locutor da Hora

O ano de 2013 foi um marco do projeto de extensão Rádio na Escola (Curso de Comunicação Social/Unijuí), por que completou cinco anos de práticas de cidadania a partir da informação em escolas públicas de Ijuí e região. Naquele momento, sentiu-se a necessidade de avançar, criando uma ferramenta para que as rádios das escolas pudessem fazer uso. Então, buscou-se a parceria do Curso de Ciência da Computação para desenvolver a ideia do Locutor da Hora.

O aplicativo é muito importante para o desenvolvimento das práticas radiofônicas e para o aprendizado em outras áreas do conhecimento também. Foi construída naquele momento a sua primeira versão que foi testada durante o II Educom Sul,realizado na Unijuí em 2013. Em 2014, foi retomado seu desenvolvimento, e praticamente refeito, com recursos atualizados para atender aos seus objetivos. Em 2015 é então disponibilizado como uma ferramenta educomunicativa.

O software ajuda as rádios internas das escolas a estruturarem a sua programação e melhorarem a comunicação oral de seus participantes. Além disso, propicia uma melhor compreensão de como se dá o processo de comunicação nos demais meios de comunicação, a partir da linguagem do rádio. Pode também contribuir para que a rádio não seja apenas um meio de comunicação dentro da escola, mas uma importante ferramenta de educomunicação e cidadania para todos os envolvidos no processo de aprender e ensinar.

Ouça a entrevista da Prof.ª Vera Raddatz a seguir: